A engenharia é uma profissão que traz diversas possibilidades de atuação — e uma delas é o empreendedorismo! Ao abrir uma empresa de engenharia, o profissional pode atuar na área de sua escolha, conquistar mercados e construir a sua marca.
Por que empreender na engenharia?
O mercado de engenharia viveu um momento de tensão durante a pandemia, que acabou prejudicando diversos setores da economia. Porém, passada a crise, os profissionais dessa área voltaram a ser muito procurados.
Afinal, os engenheiros são fundamentais para o desenvolvimento do país, já que atuam na construção e modernização de estruturas, redes elétricas, telecomunicações, indústria, entre outras áreas.
E o aumento da demanda por esses profissionais torna o momento ideal para quem quer abrir uma empresa de engenharia. Com o mercado aquecido, as chances de ter sucesso são ainda maiores!
Quais tipos de empresa um engenheiro pode abrir?
Agora vamos começar a falar sobre a parte prática? Um dos primeiros passos para o início do novo negócio é a decisão sobre o tipo de empresa que será aberto.
No Brasil, existem diversos tipos de empresas disponíveis, mas nem todas estão adequadas ao modelo de funcionamento de uma empresa de engenharia. Então, o engenheiro tem duas possibilidades: a Sociedade Limitada e a Sociedade Limitada Unipessoal.
Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)
Se você pretende empreender sozinho, esse é o tipo de empresa que deve escolher. A SLU é uma empresa individual e sua principal característica é a responsabilidade limitada do empresário. Isso quer dizer que, em caso de dívida da empresa ou falência, o patrimônio pessoal fica protegido.
Outra característica da SLU é que não há exigência sobre o valor do Capital Social. O empreendedor pode abrir o seu negócio sem a necessidade de integrar valores altos no momento da abertura da empresa, o que é uma grande vantagem para quem está dando os primeiros passos no mercado.
Sociedade Limitada (LTDA)
Já a LTDA é a natureza jurídica indicada para engenheiros que vão empreender com sócios. Isso porque, para a abertura desse tipo de empresa, é preciso ter, pelo menos, dois sócios.
A divisão das responsabilidades, direitos e deveres de cada um deve ser proporcional ao investimento. Ou seja, quem investe mais, ganha mais — mas também tem mais responsabilidades.
Assim como acontece com a SLU, na LTDA o patrimônio dos sócios é separado do patrimônio da empresa. Então, em casos de falência ou dívidas, os bens pessoais ficam protegidos.
Empresário Individual
O Empresário Individual é uma opção para quem quer empreender sozinho, mas não deseja constituir uma Sociedade Limitada Unipessoal. Nesse caso, não há separação entre o patrimônio pessoal e o da empresa, ou seja, o empreendedor responde com seus bens pessoais pelas dívidas do negócio. Uma vantagem dessa modalidade é a simplicidade no processo de abertura e gestão da empresa, além de não exigir um capital social mínimo.
Engenheiro pode ser MEI?
Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que pretendem abrir empresa de engenharia, especialmente entre os engenheiros que atuam como PJ.
Para se enquadrar nesse regime, o empreendedor precisa se encaixar em uma série de critérios, sendo um deles a prestação de serviços de natureza comum.
Esses serviços são aqueles que não requerem formação específica para a sua realização, o que não é o caso da engenharia.
Embora os tipos de empresa que um engenheiro possa abrir sejam limitados, ter um CNPJ é a melhor maneira de se formalizar, oferecendo vantagens que não estão disponíveis para autônomos. Com o CNPJ, um engenheiro paga menos impostos do que trabalhando como autônomo. Além disso, a formalização facilita a emissão de notas fiscais e a participação em licitações e contratos maiores, ampliando as oportunidades de negócios.
Então, se você quer abrir o seu negócio, a decisão sobre o tipo de empresa depende apenas da presença ou não de sócios. Se você empreende sozinho, deve abrir uma SLU e, se empreende com alguém, deve abrir uma LTDA.
Como abrir uma empresa de engenharia?
- Registre-se no Conselho Se você quer ter uma empresa de engenharia, o primeiro passo é fazer o seu registro no Conselho, pois ele permite que na atuação seja solicitada a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
De acordo com a lei, todos os prestadores de serviço da área de engenharia (além de outras, como agronomia e geologia, por exemplo), precisam atuar mediante esse registro. - Contrate um contador Toda empresa que não é MEI precisa, obrigatoriamente, ter um contador. Esse profissional fica responsável pela apuração mensal dos impostos e pela elaboração das obrigações acessórias da empresa, mas, além disso, também é fundamental no processo de abertura.
Defina o tipo de empresa Como você viu aqui, a definição do tipo de empresa de engenharia depende, basicamente, da existência ou não de um sócio. No entanto, é preciso tomar outras decisões aqui neste passo, como a escolha do melhor CNAE, a descrição do que a empresa fará, elaboração do Contrato Social, entre outras coisas — para tudo isso, você pode contar com o auxílio do contador! - Faça o registro na Junta Comercial Depois de tomar todas as decisões e ter todos os documentos em mãos, é hora de registrar a empresa em diferentes órgãos. Além da junta Comercial do seu estado, você também vai precisar de registros na Receita Federal e na Secretaria Municipal da Fazenda.
É nesse momento que você vai pagar as taxas de abertura! - Faça o registro no CREA Depois que a empresa estiver aberta, é preciso registrá-la no CREA como uma empresa de prestação e/ou execução de serviços de engenharia. Esse registro é importante para que o governo consiga garantir a fiscalização sobre o trabalho dos engenheiros e das empresas que atuam nas áreas técnicas, trazendo mais segurança para a população.
Um contador pode ajudar você a tomar as melhores decisões na hora de definir o tipo de empresa e o melhor regime tributário, além de auxiliar com a documentação e com o processo de abertura em si. Então por que não contratá-lo logo e aproveitar a sua ajuda desde o início?
A Everest oferece soluções inteligentes de contabilidade e gestão empresarial. Entre em contato através do telefone: (71) 9 8254 1364 ou pelo endereço de e-mail: atendimento@everestcontabilidade.com