Por que ter um CNPJ é Importante para Profissionais de Saúde? 

Profissionais da área da saúde como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos, muitas vezes, atuam de forma autônoma, oferecendo serviços de grande importância para a sociedade.  Para muitos desses profissionais, abrir um CNPJ pode parecer complicado até mesmo desnecessário. Porém, entender a importância e o momento certo para isso pode trazer uma série de vantagens que vão desde a profissionalização do serviço ofertado à emissão de notas fiscais. 

O momento certo para prestar serviço através de uma pessoa jurídica pode variar de acordo com o perfil e as necessidades de cada profissional, mas algumas situações comuns podem indicar que é hora de fazer essa transição. 

Quando percebe-se o crescimento constante no número de atendimentos, é um sinal de que seu trabalho está ganhando reconhecimento e demanda no mercado. Nesse ponto, um  CNPJ pode facilitar a organização financeira, além de conferir maior credibilidade perante os contratantes. A abertura do CNPJ também pode otimizar sua carga tributária, aproveitar os benefícios fiscais oferecidos às empresas e ter uma estrutura financeira mais sólida.

Optar pela pessoa jurídica pode ser também um facilitador para a adesão de crédito junto às instituições financeiras. Isso ocorre porque esse cadastro confere uma maior segurança e formalidade à atividade profissional, o que é valorizado pelos bancos e outras instituições de crédito ao avaliar a capacidade de pagamento do profissional. 

Por outro lado, a ausência desse registro pode dificultar a emissão de notas fiscais para os serviços prestados, o que pode resultar em irregularidades perante os órgãos fiscais e tributários, ou ainda a impossibilidade de atender em locais que exigem esse documento. 

Na área da saúde, está se tornando cada vez mais frequente que estabelecimentos como consultórios, centros médicos e hospitais, onde profissionais oferecem serviços, escolham empregar seus prestadores apenas por meio de pessoa jurídica.

Ademais, o profissional estaria sujeito a uma carga tributária mais elevada, uma vez que não teria acesso aos benefícios fiscais e regimes simplificados de tributação disponíveis para empresas devidamente registradas.

Se você é um profissional de saúde e pretende dar esse passo importante para sua vida profissional, não hesite em buscar ajuda através de uma consultoria com a Everest. Estamos a postos para te ajudar!