Entenda como a taxa básica de juros da economia se movimenta e que impactos causa na economia brasileira
Você pode até não saber o que significa a taxa “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”, mas sem dúvidas a taxa Selic tem um grande impacto na sua vida financeira e na de milhões de brasileiros.
Quando se fala na alta nos juros, é preciso explicar o que é o Copom. O Comitê de Política Monetária é ligado ao Banco Central e se reúne a cada 45 dias para discutir os juros básicos do país. A primeira reunião desse ano foi no dia 01º de fevereiro. Nessa reunião eles decidem se devem alterar ou manter a taxa Selic. Para tomarem essa decisão, eles analisam como está a inflação do Brasil.
É um papo sério para analisar a inflação, a atividade econômica do país, o cenário externo e as contas públicas, e assim, decretar a taxa Selic, a taxa básica de juros brasileira. Mesmo para quem não liga para a economia, a Selic afetará a vida. Ela afeta a vida de todo mundo!
A Selic é a taxa-mãe e tem um grande poder sobre as outras taxas de juros, como as de empréstimos e financiamentos.
Também influencia investimentos, já que existem aplicações que oferecem remuneração baseada nos juros. Normalmente, são as aplicações de renda fixa , como títulos públicos e CDBs . Também afeta o crédito, pois o aumento dos juros deixa ele mais caro e
dificulta a vida dos consumidores, empresas e o próprio governo.
Em linhas gerais, em períodos de Selic elevada os investimentos de renda fixa podem se tornar opções mais atraentes, enquanto em épocas de juros baixos a renda variável tende a oferecer melhores retornos.